Abrace vai realizar os próprios testes de qualidade dos seus produtos

Abrace vai realizar os próprios testes de qualidade dos seus produtos

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Antes, os produtos eram enviados para um laboratório no outro lado do país, o que prolongava o tempo de análise.

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Associação Abrace a realizar os próprios testes de qualidade. Antes, os produtos eram enviados para análise em um laboratório no sul do Brasil e demoravam até 30 dias para ter os resultados.

Agora, a entidade tem autorização para adquirir os chamados Padrões Analíticos, necessários para validar os métodos de análise para o controle de qualidade dos produtos.

Antes, a Abrace enviava as amostras para um dos laboratórios habilitados pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas). Mas segundo a associação, com a aprovação, o custo e o tempo de aprovação de um lote serão menores. 

O acesso foi concedido em caráter excepcional,  mas não tem prazo definido para encerrar.

Foto: Freepik

Como funcionam os testes em associações

Por se tratar de remédio, a maioria dos produtos feitos em entidades sem fins lucrativos, devem ser enviados para análises, que verificam se todos os componentes determinados estão de fato nos produtos. 

Os laboratórios conseguem verificar a quantidade de canabinoides, se há pesticidas, toxinas ou qualquer outra substância que prejudique a saúde do paciente. 

As associações costumam enviar os seus produtos para laboratórios universitários. A Apepi, por exemplo, ainda envia o óleo bruto para a análise da Unicamp. 

A maioria dos produtos importados utilizam um certificado de qualidade realizado por laboratórios terceiros. 

Procure um médico

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que inclusive, poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas