Cânhamo X Algodão: É possível substituir?

Cânhamo X Algodão: É possível substituir?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A fama do cânhamo tem crescido como uma opção de tecido e já foi usado por várias marcas famosas. Mas será que seria uma substituição vantajosa? 

Que o cânhamo é uma solução mais sustentável, não há dúvidas. Alguns estudos têm destacado os seus benefícios na redução do CO2, preservação das abelhas e até na construção civil. 

Mas parece que ele também pode ser de grande ajuda na substituição do algodão. Pelo menos foi o que mostrou um relatório de uma empresa de inteligência de dados focada em cannabis em maio. 

De acordo com a Kaya Mind, a planta pode ser uma opção mais sustentável ao algodão, pois consome menos água e não depende de muitos pesticidas.

Mas o que é o cânhamo?

Trata-se de uma derivação da cannabis sativa com uma grande abundância de CBD (canabidiol) e até 0,3% de THC (Tetrahidrocanabinol), o componente que gera os efeitos da maconha. 

Além das suas flores servirem como remédio, o cânhamo também é conhecido por suas fibras, bastante utilizadas pela indústria, sobretudo para produtos têxteis. 

Foto: Freepik

Três vezes mais resistentes

Segundo o relatório, a cannabis consome  1kg de cânhamo utiliza de 2.900 litros de água, enquanto 1 kg de algodão, 10 mil litros

Sem contar que o cânhamo também possui uma resistência acima da média, por isso, quase não precisa de nenhum pesticida, fungicida e herbicida para se desenvolver.

Outra vantagem, é a  área de cultivo e a duração da colheita. De acordo com os dados da Kaya Mind, cada planta pode crescer em uma distância de 10 a 15 cm uma da outra.

A planta também pode render até três safras ao ano, por conta de seu ciclo de produção curto, que dura de 130 a 220 dias, dependendo de seu tipo.

Mercado de Cannabis

O mercado de produtos à base de cannabis é muito promissor. A Dr. Cannabis oferece um curso introdutório de 40 minutos para quem quer ter mais informações sobre esse setor e suas oportunidades. Custa menos de R$100,00. Inscreva-se aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas