Acre estuda disponibilizar produtos à base de cannabis no SUS

Acre estuda disponibilizar produtos à base de cannabis no SUS

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Caso aprovado, o estado se junta aos mais de 10 a aprovar uma lei sobre o assunto

Acre estuda disponibilizar produtos à base de cannabis no SUS
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (10) a CCJ do Acre (Câmara Municipal de de Justiça) aprovou um projeto de lei que autoriza o fornecimento gratuito de produtos à base de cannabis pelo estado. Se sancionado, a cannabis poderá ser distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

De autoria do deputado Marcus Cavalcante (PDT), a proposta ainda pretende adequar a cannabis aos padrões de saúde pública por meio de estudos científicos e referências. 

Agora, a proposta precisa ir para a votação por todos os 24 parlamentares, caso aprovada, vai para a sanção do governador Gladson Cameli (Progressistas). 

Outros estados 

Outros estados como São Paulo, Rio Grande do Norte,  AlagoasMato Grosso, Distrito Federal, Sergipe e Paraná já possuem uma lei que regulamenta a planta, seja para a distribuição da cannabis no SUS ou para a realização de pesquisas.  

Outros estados como Tocantins, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Goiás, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Amapá, Amazonas e Minas Gerais tramitam propostas semelhantes.

Projetos de lei nacional 

Em nível federal, há o Projeto de Lei 399, de 2015, que pretende regular tanto a comercialização de produtos medicinais e industriais derivados da planta quanto o cultivo em solo nacional para fins medicinais e industriais.

Outro projeto de lei que tramita no congresso é o PL  89 de 2023, que pretende regulamentar a cannabis no SUS em todo o Brasil. 

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas