Compressa quente ou compressa fria? 

Compressa quente ou compressa fria? 

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

As compressas quentes e frias são técnicas muito utilizadas para aliviar dores e inflamações. Quando associadas com a cannabis medicinal, podem trazer benefícios adicionais para o alívio de dores outros sintomas.

Compressa quente

Também chamada termoterapia, é uma técnica utilizada para promover o aumento da temperatura das primeiras camadas da pele por meio da aplicação de calor superficial, levando ao relaxamento da musculatura e liberando substâncias vasodilatadoras que estimulam os receptores irritantes a despertar o bloqueio da dor.

As compressas quentes são bastante eficazes para alívio de dores musculares, cólicas menstruais, dores de cabeça e dor nas costas. A aplicação do calor ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada, melhorando a circulação e aliviando este sintoma.

Além disso, também promove o relaxamento muscular e diminui a tensão. Para ser utilizada de forma segura e efetiva, sua temperatura deve estar entre 37ºC e 45ºC. 

Compressa fria

A aplicação da compressa em temperatura fria – idealmente entre 13ºC e 14,5ºC – é chamada crioterapia.

Esta prática gera várias respostas do corpo que variam de acordo com a situação em que a técnica está sendo aplicada como aumento da rigidez dos tecidos, contração vascular, diminuição da taxa de metabolismo celular, diminuição da inflamação, diminuição da dor, diminuição do espasmo muscular, diminuição no sangramento, redução da velocidade de condução nervosa, liberação de endorfinas e promove relaxamento muscular, por exemplo.

As compressas frias, por sua vez, são mais indicadas para lesões musculares agudas, como torções e contusões, justamente porque a aplicação do frio ajuda a diminuir a inflamação e o inchaço, além de aliviar a dor. 

Você sabia que quando associamos a compressa quente ou fria com a cannabis de uso medicinal, elas podem ser ainda mais eficazes? 

A aplicação de produtos à base de cannabis como balm, cbd roll-on, gel e outras formas de uso tópico têm por objetivo principal reduzir a inflamação e a dor. Quando aplicados em conjunto com as compressas, um potencializa a ação do outro. 

É importante lembrar que a utilização de compressas quentes ou frias, associadas a produtos à base de cannabis medicinal, deve ser feita com orientação médica. Isso porque o seu médico irá avaliar as suas condições de saúde, as indicações de uso do produto bem como qual a melhor temperatura da compressa para o seu caso.

Em resumo, as compressas quentes e frias são técnicas já bastante utilizadas para o alívio de dores e inflamações. Quando associadas com a cannabis medicinal, podem trazer benefícios adicionais para o alívio de sintomas.

Aproveite bem a sua consulta e pergunte ao seu médico se você também pode tirar proveito desta prática!

Participação especial neste artigo: Vitor Azevedo, enfermeiro navegador da equipe de Cuidado Coordenado da Cannect. 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas