Novela da Globo aborda cannabis como tratamento

Novela da Globo aborda cannabis como tratamento

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

As cenas que vão ao ar em julho, mostram a cannabis prescrita em um consultório médico e serão de grande ajuda para desmistificar a planta

Novela da Globo aborda cannabis como tratamento
Foto: Reprodução

A autora da novela Vai na Fé, Rosane Svartman, vai avançar na história de Dora,  personagem interpretada por Cláudia Ohana que tem câncer e como a cannabis medicinal poderá ser útil para o tratamento.

Na trama, a personagem já debilitada vai passar a usar cadeira de rodas. Dora (Cláudia Ohana), vai apresentar certo mau humor e agressividade nas cenas que virão ao ar em julho.

De acordo com o doutor em dramaturgia brasileira e latino-americana, Mauro Alencar ao Uol, essa é uma abordagem inédita. “E pensar que em 1973 a censura vetou por completo o tema ‘maconha’ em Cavalo de Aço”, ressaltou o escritor ao portal.

Na novela Os Dias eram Assim, lançada em 2017, a Globo ainda tentou abordar o tema através da personagem Nanda (Julia Dalavia) tinha Aids e, no dia do seu casamento, ganharia um cigarro de sua mãe, a até então careta Kiki (Natália do Vale).

Esclarecendo as coisas

A passagem da cannabis pela novela será feita com o intuito de esclarecer algumas dúvidas sobre a cannabis que a maioria dos pacientes tem. 

Na trama, o médico vai recomendar a cannabis medicinal à dona da pousada, que junto ao cantor Lui Lorenzo, interpretado pelo José Loreto, vão questionar se o canabidiol não é uma droga ilícita. 

O especialista irá esclarecer então o que muitos não sabem: a cannabis é permitida para fins medicinais desde 2015, através de receita médica e acompanhamento. Também ajuda a controlar as dores, além de ajudar a aumentar o apetite de pessoas com câncer.

Cannabis ajuda mesmo no câncer?

A cannabis não ajuda especificamente na doença, mas ajuda a amenizar os seus sintomas. A planta tem sido de grande ajuda para amenizar os sintomas da quimioterapia, o que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, há até remédios específicos para amenizar os sintomas, com o Dronabinol e Nabilone, aprovados pela Food and Drug Administration (FDA). Uma espécie de Anvisa do país.

No Canadá, outro remédio bem famoso é o Nabiximols, também chamado de Sativex no Reino Unido e Mevatyl no Brasil. Embora ele seja recomendado para Esclerose Múltipla, também é usado para tratar dores em casos de câncer avançado.

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas