UFSC vai pesquisar produtos produzidos por associação

UFSC vai pesquisar produtos produzidos por associação

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A ideia é calcular a concentração dos canabinoides  para ter certeza das substâncias exatas que os pacientes estão consumindo 

Recentemente, a (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina firmou um acordo até 2026 com a Associação Alternativa de Apoio à Cannabis Medicinal para estudar os produtos à base de cannabis feitos pela entidade.

O farmacêutico da associação, Diogo Cobo, está conduzindo a pesquisa como mestrando da universidade pelo programa de pós-graduação da universidade.  

A ideia é calcular a concentração dos canabinoides da planta, como o CBD (canabidiol), por exemplo, para ter certeza das substâncias exatas que os pacientes estão consumindo. Assim, garantindo mais segurança tanto para os médicos quanto para os pacientes.

Outros estudos da universidade

Mas essa não é a primeira vez que a UFSC estuda a cannabis. No finalzinho de 2022, a 1ª Vara Federal de Florianópolis concedeu à Universidade Federal de Santa Catarina o direito de cultivar e produzir o óleo de cannabis

A decisão permitiu o plantio, a extração, o preparo, a produção, a fabricação, depósito e até a prescrição de produtos derivados da planta. Essa foi a primeira vez que uma universidade obtém o direito de todos os processos.

E os estudos com a planta têm ganhado cada vez mais espaço nas universidades brasileiras. A USP de Ribeirão Preto, a Federal de Viçosa e a Estadual de Londrina, por exemplo, possuem centros de estudos dedicados especialmente para pesquisar a cannabis.

 Aprenda sobre cannabis medicinal!

A Dr. Cannabis é um portal de educação sobre a planta que pode te ajudar de várias maneiras, desde a prescrição, cuidado até o funcionamento do mercado. Veja mais.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas